Arquivo
Fotos e Vídeos
ATACAMA parte 3
Sábado, 20 de Outubro de 2007
FOTOS ( 230 ) VÍDEOS ( 0 )

Deserto de Atacama e Altiplano

Vejam aqui um pouco do que nós vimos nesta viagem!

San Pedro de Atacama: antiga cidade dos impérios Tiahuanaco e Inca, era um posto de comércio do deserto e hoje é o principal destino turístico do norte do Chile, possuindo dezenas de sítios arqueológicos. No vilarejo, encontra-se o Museu Arqueológico Padre Le Paige, mostrando o desenvolvimento da cultura atacamenha em seus 11.000 anos de história. Outras atrações do povoado são: a igreja, a Plaza de Armas e as casas de Dom Pedro de Validai, conquistador do Chile e fundador de Santiago.

Sítio Arqueológico de Tulor: ruínas de uma vila atacamenha de 3 mil anos de idade. Restos de construções e uma réplica das casas originais. Está localizado a 4 Km de San Pedro.

O Atacama, na região norte do Chile, é considerado o deserto mais árido do mundo, fascinando seus visitantes. Zona de tesouros arqueológicos que contam os segredos de uma civilização desaparecida, a região apresenta vales férteis, vulcões, gêiseres e uma paisagem espantosa. Com certeza, é um dos destinos mais incríveis do planeta.

As maiores atrações do Atacama são os salares, desertos de sal povoados por flamingos, como o Salar de Atacama ou Salar de Surise, com termas naturais. A porta de entrada da região é Calama, onde está localizada a Província de El Loa e seus geóglifos.

As caminhadas no deserto são recompensadas com deliciosos banhos termais em Chusmisa, visitas às lagoas Miñique e Miscante, e ao Valle de la Luna, com paisagens e formações impressionantes. Na região existem diversas opções de passeios de aventura, como cavalgadas, trekking e biking.

As principais cidades turísticas do norte chileno são Arica, Iquique, Calama, San Pedro de Atacama e Antofagasta. Dessas, exceto Calama e San Pedro de Atacama, todas são cidades costeiras, que oferecem praias.

Cada cidade proporciona acesso a uma parte do deserto, altiplano e serras. Caminhadas, etno-tours, travessias em veículos 4x4, montanhismo e arqueologia são algumas das atividades mais comuns do norte chileno.

Próximo ao limite setentrional da região, as cidades de Copiapó e La Serena proporcionam acesso aos vales transversais que se estendem de leste a oeste. São conhecidos pela produção de pisco chileno (brandy de uvas) e possuir os céus mais claros do hemisfério sul, onde se reúnem astrônomos profissionais e aficcionados de todo mundo.

Calama: contruída em um oásis, é a maior cidade do Atacama e um dos principais pontos de partida para passeios no deserto. Pode-se conhecer um lado diferente do deserto do Atacama, com cidades fantasmas, vales férteis, pequenas vilas, ruínas incas, geóglifos e a maior mina de cobre do mundo, Chuquicamata. Próximos estão também os Geisers Del Tatio. Catarpe: ruínas de uma cidade administrativa inca, povo que dominou a região por 150 anos. Estão localizadas a 2 Km de San Pedro.

Chuquicamata: maior mina de cobre do mundo “a tajo abierto” (a cova aberta). Durante uma visita, é possível conhecer as diferentes etapas do processo de extração, refinação e fundição do cobre.

Feira de Artesanato em San Pedro de Atacama: é formada de pequenas lojas, onde os nativos da região vendem sua arte feita de lã, madeira de cactos e pedra pome.

Geisers del Tatio: localizados a uma altitude de 5.000 metros, as nuvens de vapor são espelidas de manhã bem cedo, a uma altura de aproximadamente 11 metros. O ideal é que o passeio a partir de San Pedro de Atacama comece por volta das 4h30 ou 5h00.

Igreja de San Pedro: fundada há quase 400 anos, possui uma arquitetura típica do deserto, cujo teto é feito de pranchas de cactos presas com couro de guanaco.

Lagunas Miscanti e Miñiques: lagoas altiplânicas, localizadas próximas à região do Salar de Atacama, a mais de 4.000 metros de altura. São parte integrante da Reserva Nacional Los Flamencos. A região fica situada a 110 Km ao sul de San Pedro de Atacama. A paisagem da área é destacada pelos vulcões Miscanti e Miñiques que, junto aos cordões montanhosos de Puntas Negras, Chuculaqui e Chaique dão forma às bacias que resultam nas lagoas. Miscanti possui uma área de 15 Km² e Miñiques, de 1,5 Km². O visual é inesquecível.

Lagoa Cejar: uma lagoa salgada no meio do Salar do Atacama e de forte cor azul, cercada por cristais de sal, localizada a aproximadamente 30 Km de San Pedro. Devido à grande quantidade de sal dissolvido em suas águas, pode-se flutuar como no Mar Morto (da Palestina). É possível nadar na lagoa, de onde se tem uma surpeendente vista de toda a cordilheira. Ela chama a atenção pela sua cor azul turqueza e pelos cristais de sal branco nas suas margens. O passeio também pode ser feito de bicicleta.

Laguna Verde: está situada aproximadamente a 4.300 metros em meio a recentes formações vulcânicas, próxima ao passo de San Francisco e aos pés do vulcão Licancabur (6.200 metros de altitude). Na Laguna Verde, entre 12h00 e 14h00, ocorre um fenômeno no qual a lagoa muda de cor, apresentando um tom fascinante de verde. Pode-se observar o reflexo das montanhas nas suas águas verdes em dias sem vento. Próximas à ela, existem termas que tornam suas águas um pouco mais quentes para um banho. No caminho, tem-se uma linda vista dos vulcões Licancabur e Juriques. Ali perto, depois de passada a fronteira com a Bolívia, existe um vale onde estão duas lagoas salgadas repletas de flamingos e outras aves.

Pukara de Quitor: construída no século XII, com localização estratégica, na ladeira do cerro e protegida por um barranco sobre o rio, Pukara de Quitor era uma antiga fortaleza incaica que em 1.540 foi ocupada pelos espanhóis. Grandes e pequenas pedras unidas com argamassa de terra foram os materiais utilizados na sua construção.

Salares: são enormes planícies de sal, completamente brancas e que atraem centenas de aves, especialmente os flamingos. O principal é o Salar de Atacama, próximo a San Pedro de Atacama.

Termas de Puritama: localizada a 27 Km a noroeste de San Pedro de Atacama, é uma fonte termal com fluídos constantes, em que as temperaturas variam de 25 a 30º e possuem propriedades medicinais para enfermidades reumáticas, além de dores musculares. O lago tem aproximadamente 8 metros de diâmetro e é formado pela influência das águas internas temperadas que afloram ao redor de 30º C. Esse local, antigamente visitado por aborígenes incaicos, encontra-se no caminho dos Geisers del Tatio.

Tour astronômico: um astrônomo, com ajuda de um laser, explica as diferentes constelações, galáxias, planetas visiveis e movimentos importantes do céu, com utilização de 4 potentes telescópios para as observações. Uma experiência fascinante e instrutiva para todas as idades, no céu do deserto mais seco do mundo. Média de 300 dias de céu limpo por ano. O passeio parte de San Pedro em direção ao deserto todas as noites, melhor lugar para se observar as estrelas.

Vale da Lua: formados pelas elevações de sedimentos do lago, os cumes da Cordilheira de la Sal foram moldados pelo vento, dando origem a curiosas formações, que lembram a superfície lunar. O ideal é que se visite o local no pôr do sol para se ver o espetáculo das cores, ou em época de lua cheia.

Vulcão Licancabur: do vilarejo de San Pedro de Atacama, é possível avistá-lo praticamente o tempo todo. A ascensão ao vulcão pode ser realizada com acompanhamento de guias locais especializados, com chegada no topo dos seus 5.916 metros de altitude.

Vulcão Lascar: está a 5.592 metros de altura. É o exemplo mais presente de um vulcão ativo, já que sua última erupção aconteceu em 1993 e sua fumaça permanente pode ser vista de San Pedro de Atacama. A ascenção ao vulcão (atividade de nível intenso) requer aclimatação prévia e permite a observação da gigantesca cratera de 750 metros de diâmetro e 300 de profundidade. É imprescindível o acompanhamento de guias locais especializados em alta montanha.

Vulcão Ojos del Salado: com 6.885 metros de altura, é o vulcão mais alto do mundo. Está numa região bastante selvagem e pouquíssimo explorada. Para chegar ao Acampamento Base da montanha, no Refúgio Universidade de Atacama (5.200 metros), a travessia do deserto é feita em veículo 4x4. A ascenção ao cume é bastante difícil, indicada a quem possui experiência. É imprescindível o acompanhamento de guias locais especializados em alta montanha.

Vulcão Toco: a ascensão ao vulcão pode ser realizada, com chegada ao topo após 3 horas de caminhada (5.604 metros de altura). É imprescindível o acompanhamento de guias locais especializados em alta montanha, apesar do nível técnico ser fácil. PS; este ultimo só o Doctor subiu!!!

 
 
Inicial    .    Empresa    .    Produtos    .    Loja Virtual    .    Notícias    .    Fotos e Vídeos    .    Links    .    Contato
Rua João Carlos Machado, 158 - Centro - CEP 99.900-000 - Getúlio Vargas - RS
Fones (54) 3341-1965 - Vivo (54) 9975-4167 - Tim (54) 8110-1527