Arquivo
Fotos e Vídeos
LAGO TITICACA
Sexta, 26 de Outubro de 2007
FOTOS ( 47 ) VÍDEOS ( 0 )

Um passeio nas águas do Lago Titicaca e Puno

Localizado entre o Peru e a Bolívia, o lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo, 3.800 metros acima do nível do mar, na Cordilheira dos Andes. Com uma superfície de mais de 8.500 quilômetros quadrados, possui cerca de 194 quilômetros de comprimento e uma largura média de 65 quilômetros. A maior profundidade encontrada no lago é de cerca de 230 metros e a tonalidade das suas águas varia conforme a profundidade: em águas profundas sua cor é azulada e nas áreas rasas tende para o verde, em função das plantas aquáticas. A fauna encontrada no lago é muito rica, habitam o lago muitas variedades de peixes - inclusive trutas que foram introduzidas no lago e acabaram se adaptando muito bem, sendo hoje o prato principal dos restaurantes da região. Muitas aves também habitam o lago, entre estas patos e gansos selvagens.

Segundo a lenda, o lago foi o berço da civilização Inca e um passeio pelas suas águas nos remete ao tempo em que toda a América Andina era dominada por esta magnífica civilização.

A cidade de Puno no Peru fica localizada as margens do lago e é a porta de acesso para quem pretende visitá-lo. É conhecida por Capital Folclórica das Américas, com festivais anuais acontecendo em todas as suas pequenas aldeias.

A cidade foi sede de uma das culturas mais importantes da época pré-inca, a cultura Tiahuanaco, cujos restos arqueológicos, encontrados em seus museus e sítios arqueológicos, causam grande admiração nos visitantes. Segundo a lenda, o primeiro Inca, Manco Cápac e sua esposa Mama Ocllo emergiram do Lago Titicaca por ordem de seu pai o Deus do Sol para fundar o Império de Tawantisuyo, que se estendia por todos os Andes.

Ilha Flutuante dos Uros
Um passeio imperdível, para quem está visitando o Lago Titicaca é alugar um barco e visitar as Ilhas Flutuantes dos Uros. Estes descendem de uma das mais antigas civilizações da América e preservam muito da sua cultura como caça, artesanatos, pesca e a habilidade em trabalhar com a totora, uma espécie de junto encontrado no lago, com que é confeccionado praticamente todos os utensílios utilizados no dia a dia, desde roupas até casas e até mesmo o solo onde eles vivem, pois as ilhas, que são flutuantes, são produzidas a partir deste material. Como principal meio de sobrevivência, atualmente os Uros, se utilizam da arte de trabalhar com a totora para a produção de artesanatos que são vendidos aos turistas que visitam as ilhas.

Diz-se também, que quando os espanhóis chegaram na região do lago, os Incas habitantes de suas margens, fugiram para estas ilhas e lá permaneceram muitos meses escondidos no meio dos juncos, vivendo da pesca e captura de aves, e os espanhóis não conseguiram localizá-los no meio do lago.

Chico Bala
MG Andantes do Abauna
VII Moto Natureza 25/27 Janeiro 2008
GETULIO VARGAS -RS
www.couromania.com.br
54-3341-1965
54-9976-4727

 
 
Inicial    .    Empresa    .    Produtos    .    Loja Virtual    .    Notícias    .    Fotos e Vídeos    .    Links    .    Contato
Rua João Carlos Machado, 158 - Centro - CEP 99.900-000 - Getúlio Vargas - RS
Fones (54) 3341-1965 - Vivo (54) 9975-4167 - Tim (54) 8110-1527