Arquivo
Fotos e Vídeos
Viagem Europa
Quarta, 14 de Julho de 2010
FOTOS ( 312 ) VÍDEOS ( 2 )

RELATO VIAGEM EUROPA - 2010

Dia 5 (quarta-feira)
, inicio da viagem as 00:30 hs em Get.Vargas RS. Até POA de busão da Unesul. Chegada as 05:45 hs, na rodoviária de onde Marilene, irmã do Chico Bala conduziu-nos até sua residência no bairro Cristal, onde permanecemos até as 11:15, quando Marilene, gentilmente, nos deu carona até o aeroporto Salgado Filho.
As 13:30, a bordo de um Boing 737 da empresa VariGol voamos para São Paulo, chegamos as 15:10 hs. Deveríamos embarcar para Madri ESP as 19:40 hs, porem a tripulação da Ibéria que iria nos conduzir ficou presa no transito paulista, motivo pelo qual o vôo só teve inicio as 20:00 hs. Um A 320 estava totalmente ocupado, e o espaço físico entre os assentos deixa a desejar, mas o vôo foi tranqüilo e as 11:00 hs (06:00 hs no horário de Brasília) do dia 06.05.10 pousamos em Madri, no aeroporto de Baradas após 10 horas de vôo. O aeroporto de Baradas é gigante, moderno e funcional.
As 14:10 hs, a bordo de um A 310 voamos para Paris aonde chegamos as 15:40 hs. Na chegada fomos pegos de surpresa, a empresa paga antecipadamente para fazer o translado para o hotel não compareceu no aeroporto, o que nos levou a contratar outra para efetuar o translado, gerando atraso e custos adicionais. Por volta das 18:00 chegamos ao Hotel, onde nos recolhemos para um necessário descanso.
Dia 7 (sexta-feira) pela manha rumamos de metro para a praça da Concórdia, de onde caminhamos até o museu do Louvre. Como não somos fanáticos por arte e não nos impressionamos com o que vimos, abortamos a visita logo após seu inicio.
Em seguida a bordo de um ônibus turístico panorâmico iniciamos um tur pelos principais pontos turísticos de Paris.
Em passeio pelas margens do rio Senna podemos ver como se faz o uso inteligente de um rio. Alem do transporte de cargas seu leito é utilizado para passeios turísticos a bordo de belos barcos panorâmicos, ou em barcos restaurantes.
Durante o tur, paramos no Arco do Triunfo, exuberante monumento parisiense, na imponente e bela catedral de Notre Dame e na imperdível torre Eiffel, onde, de seu alto avista-se Paris por inteira, vista panorâmica surpreendente e inesquecível.
Dia 8 (sábado) visitamos o palácio de Verssailles, com sua exuberância, suas riquezas e seus belíssimos jardins. Conhecendo sua história dá para imaginar de onde surgiu a inspiração para construir Brasília.
Dia 9 (domingo) nos deslocamos ao aeroporto para adquirir passagem aérea. O aeroporto estava um caos, vôos foram cancelados, vários aeroportos estavam fechados em função das cinzas vulcânicas emanadas do vulcão Islandes. Turistas e empresários desesperados tentando mudar passagens para aeroportos em atividades ou até tentando trocar vôo por viagem de trem, foi o panorama visto em um domingo perdido em Paris. Não visitamos nada e nem conseguimos passagens aéreas. Mudamos os planos e decidimos viajar de trem, após várias tentativas em estações diferentes o único destino disponível era Milão IT, para onde nos deslocamos dia 10 (segunda-feira) à tarde, a bordo de um confortável TGV (trem de grande velocidade), que atinge 320 km p/hora.
De Paris levamos a certeza de tratar-se de uma linda cidade, de povo alegre que curte a vida e recebe bem os turistas, porem de língua de difícil compreensão.
Dia 10 (segunda-feira) chegada a Milão IT às 22:30 hs direto para o Hotel Aosta.
Dia 11 (terça-feira) tur pela capital da moda, com visita a catedral Duomo ao castelo Sforzesco, ao estádio San Ciro, e ao centro da moda, principais atrações turisticas da cidade. Ao final da tarde rumamos de TGV até a cidade de Mestre onde nos aguardavam os amigos Giusepe Denardi e sua esposa Iole Betto, que nos conduziram de máquina (automóvel) até sua residência em Vitório Veneto, provincia de Treviso onde gentilmente nos hospedaram.
Dia 12 (quarta-feira) ciceroneados pelo casal de amigos, nos deslocamos até Veneza IT, onde passamos o dia conhecendo sua história e passeando por seus becos e canais. Trata-se de uma cidade completamente atípica, porem sua beleza fica muito aquém do alardeado pelos seus visitantes.
Dia 13 (quinta-feira), ainda gentilmente conduzidos pelos amigos, nos deslocamos por 50 Km por entre pequenas cidades separadas por belas paisagens compostas basicamente por parreirais, até a cidade de Maser IT cidade de origem dos bisavós de Gilberto Betto, onde visitamos a família de Liberale e Ilda Betto, descendentes da mesma cepa. Fomos muito bem recebidos, e os anfitriões nos ofereceram almoço típico para o qual convidaram ainda Honorato e Ângelo Betto para que nos conhecessem. Passamos horas agradáveis trocando informações num bate papo descontraído. No meio da tarde nos deslocamos de volta para Vitório, onde fizemos tur pelos principais pontos turísticos do município, culminando com uma subida às montanhas onde se iniciam os alpes austríacos com uma paisagem deslumbrante, onde ainda há formação de neve e de belos lagos formados pelo seu derretimento. As águas destes lagos são utilizadas para geração de energia elétrica, sendo que até chegarem ao pé da montanha são reaproveitadas por quatro vezes.
Os habitantes de Treviso estão satisfeitos com seus governantes. Dispõem de atendimento médico, exames clínicos e de laboratório, internações, cirurgias e medicamentos totalmente grátis. Na educação não é diferente, o ensino e gratuito da infância até a universidade (só bebes de colo nas ruas), cabendo ao aluno apenas arcar com os materiais e o transporte. Apenas para alguns cursos onde há mais procura que oferta é necessário prestar vestibular. Quanto à segurança, após a globalização, com a chegada dos extra nacionais (imigrantes), por eles indesejados, passaram a fechar as portas, antes nem isso era necessário.
Dia 14 (sexta-feira) fomos conduzidos pelos amigos até a estação de trens de Connegliano IT, onde tomamos um trem com destino a Mestre onde faríamos conexão para Roma. Descemos do trem na estação errada, o que obrigou-nos a tomar um autobus (ônibus) urbano até a estação correta, aproveitamos o erro para conhecer visualmente a bela cidade de Mestre. Chegada em Roma as 19:30 hs, onde nos hospedamos no Hotel Siracusa, a menos de cinquenta metros da estação central de trens de Roma, do terminal de ônibus e da estação de Metro, onde se cruzam as únicas duas linhas de metro de Roma.
Dia 15 (sábado) nos deslocamos de metro até o Vaticano onde fizemos visitação da praça e da basílica de São Pedro e também ao Castel Sant’Angelo, aproveitamos também para comprar souvenirs. (Obs: o tempo estava chuvoso).
Dia 16 (domingo) adquirimos passe para dois dias em ônibus turístico panorâmico e, pela manha visitamos o Coliseu. A tarde fizemos nova visita ao Vaticano para aproveitar o bom tempo e tirar fotos. Após visitamos a Piazza Venezia e Palácio Vittoriano, onde podemos assistir a cerimônia da troca da guarda.
Dia 17 (segunda-feira) pela manhã visitamos o Pantheon, a Piazza Navona e a Fontana di Trevi e a tarde o Palatino e o Foro Romano.
Dia 18 (terça-feira) fomos ao aeroporto Fiumicino para reservar lugar no avião na fileira de poltronas situada junto a porta de emergência a fim de poder acomodar lê gambe longue (pernas compridas). A tarde circulamos pelo centro aproveitando para fazer compras.
Dia 19 (quarta-feira) as 05:00 hs nos deslocamos para o aeroporto de onde as 08:00 voamos para Madri ESP a bordo de um A310, onde fizemos conexão para São Paulo com saída às 13:00 hs, em um A320 da Ibéria, e chegada em São Paulo BR as 19:00 hs (24:00 hs de Madri ESP). As 22:20 voamos para Porto Alegre, a bordo de um Boing da velha e saudosa VARIG, aonde chegamos as 24:00 hs. Fomos recepcionados no aeroporto pela Marilene, que gentilmente nos hospedou novamente.
Dia 20 (quinta-feira) Marilene nos conduziu até a rodoviária de Porto Alegre onde as 14:00 hs embarcamos no busão da Unesul que nos conduziu a Getúlio Vargas RS, chegamos as 19;30 hs Cléo nos aguardava na rodoviária acompanhada do amigo Doctor Paulo, nos conduziram até nossas respectivas residências.

DICAS DE VIAGEM

A Viagem:
Planejamento com tempo, faça a mesma viagem pela internet. Nas grandes cidades turísticas podemos ver e ter as informações necessárias para a mesma. Conhecemos o hotel até o ponto turístico, também comprar, alugar etc. tudo pelo computador em nossa casa.
Procure nas empresas de viagens alguma promoção, até para garantir a passagem de ida e volta. Desta maneira o valor será menor e também ganhara uns dias de hospedagem. Se puder marcar depois a volta melhor. O resto faça por sua conta e risco, vai gastar menos, sem atropelos. Vai usar como quiser o seu tempo. Muitos turs faça por conta, sem medo, vai encontrar muitos brasileiros e destes uma grande parte de GAÚCHOS é só colocar uma jaqueta ou camiseta de algum time de futebol, todos vão te identificar.
O hotel não precisa de muito luxo, frigobar para guardar alimentos, calefação todos tem e perto do movimento, metro, trens, ônibus. Em Roma na estação do trem, tem de tudo ao seu redor, internet, telefones, mercados, restaurantes, lojas, lavanderia e uma grande opção de hotéis. Pague um pouco mais e fique bem localizado vai ganhar em transporte e tempo. Evite viagens muito longas, cançativas e caras.
Não esqueça a primeira viagem você vai acertar, errar, rir, chorar, aprender, se estressar. Vai “levar nos dedos”, dar uma volta, duas voltas e se perder de novo kkkkkk... vai pedir informação e não entender, mas é só virar o mapa e se achar novamente. O importante é ter calma que tudo vai dar certo. É só usar a criatividade do brasileiro.

Idioma: Ainda o mais falado com os turistas é o Inglês. A maioria dos atendentes fala a língua, mas sempre é bom aprender algumas palavras no idioma local. Temos ainda a maneira universal de comunicação, os gestos, não existe quem não entenda. O pequeno guia de conversação para viagem, com frases prontas e vocabulário, é um ótimo quebra galho.

Locomoção: Chegando ao aeroporto ou hotel pegue um mapa (planta em muitos lugares) com endereços de todos tur, (geralmente ônibus turísticos) linhas de metro, ônibus, trens e ruas, bairros, praças etc. Tem locação de carros, bicicletas e motocicletas "muitas motos, pequena e grande cilindrada" sem esquecer a carteira de habilitação, válida, o que não aconteceu comigo. Nem carrinho elétrico pude dirigir, carteira vencida.
Sabendo quanto tempo vai ficar e o que visitar, compre um passe permanente para os meios de locomoção e ingresso nos pontos turísticos. Vai evitar uma fila e muitos transtornos. Nunca deixe para comprar passagens na ultima hora, e para o embarque chegue sempre com algumas horas de antecedência.

Moeda: Sempre com moeda do país de origem, cartão de credito. Quase toda maquina aceita, células, moedas e cartões. Infelizmente nossos reais não são aceitos, nem conhecem. Na hora das compras cuidem com vendedores ambulantes. O valor pode variar muito, sempre pechinche e não compre na primeira. Isto também serve para outras compras, desde uma refeição até passagens (bilhete ou tiket).

Refeições: Tome um bom café da manhã no hotel, ao meio dia faça uma refeição.
Restaurante de 15/25 euros ou mais. Ou pegue nos supermercados comida pronta, com varias opções, saladas, carnes, massas, pizzas etc. Gastando muito menos, e com bebida. Um frango duas bandejas de massa, pão, coca 600, 2 cervas, a bagatela de 10/12 euros. Muitas vezes com sobra de comida, principalmente pão.
Existem três tipos de preços: 1º- comprar no restaurante ou bar e beber ou comer ali. Ex. água 600 ml 2,5/3,2 euros. 2º- comprar e tomar na rua 1,5/2,0 euros. 3º- comprar no mercado 0,20/0,40 até 0,80 cents de euro. Vale para outros produtos. Em outros locais como maquinas também é mais barato. O prato do dia é outra opção boa. Faça uma ótima refeição por dia, as caminhadas são longas e exaustivas.

VIAJAR É BOM, AGORA ESTA BARATO, APROVEITE E BOA VIAGEM

Gilberto Betto e Vilson Roncaglio (chico bala)

Inicial    .    Empresa    .    Produtos    .    Loja Virtual    .    Notícias    .    Fotos e Vídeos    .    Links    .    Contato