Arquivo
Fotos e Vídeos
MACHU PICHI primeira parte
Segunda, 22 de Outubro de 2007
FOTOS ( 104 ) VÍDEOS ( 0 )

Cuzco e Vale Sagrado.

Capital do império Inca, Cuzco foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade e Capital Arqueológica da América do Sul.

Possui incríveis construções incas, como as fortalezas de Sacsayhuaman, Puca-Puraca, Tambomachay e Kenco, todas feitas de pedras encaixadas, e o Templo do Sol com revestimentos de ouro e restos mumificados dos imperadores incas. Infelizmente, muitas construções foram destruídas durante a colonização espanhola.

Desta época, temos o Convento e a Igreja de Santo Domingo, a Praça das Armas, muitos museus e igrejas. É em Cuzco que se realiza a tradicional Festa do Sol (Inti Raymi), no dia 24 de junho, data que marca o solstício de inverno no Hemisfério Sul.

É um dos pontos turísticos mais importantes do país por possuir uma paisagem maravilhosa, um clima agradável e possibilitar a prática do turismo de aventura. A região oferece ainda aventuras como rafting no Rio Urubamba e passeios de bicicleta. Próximo a Cuzco, entre Pisac e Ollantaytambo, povoados que apresentam inúmeras ruínas, encontra-se o Vale Sagrado, onde os incas ergueram povoados e desenvolveram a agricultura.

Anfiteatro Moray: está localizado a 7 km de Maras. É famoso pelo anfiteatro afundado, formado por quatro degraus em forma circular que parecem desaparecer no interior da savana, como se fossem uma cratera artificial. O local constituía um centro de pesquisas incaico sobre agricultura, dedicado a experimentação dos cultivos quanto aos diferentes níveis de altitude de suas parcelas. As terraças ou degraus construídos sobre muros de contenção eram replenados com terra fértil e regados mediante complexos sistemas de irrigação, permitindo cultivar mais de 250 espécies de vegetais.

Bairro de San Blás: conhecido como o bairro dos artesãos, é um dos lugares mais pitorescos da cidade. Com ruas estreitas, entre velhos casarões levantados com muros de pedra incaicos e suas tranqüilas pracinhas. Com uma Igreja construída em 1563, a mais antiga paróquia de Cusco. É um bairro que possui uma das mais belas vistas da cidade, reúne as oficinas e lojas dos mais destacados aretesãos cusquenhos, como Hilário Mendiviol e Ediberto Mérida, Santiago Rojas e Maximiliana Palomino.

Chinchero: localizada a 28 km de Cusco na estrada asfaltada para Urubamba. Sua maior atração é sua feira dominical, originalmente dedicada a troca de produtos entre os campesinos do vale e os das partes elevadas. Atualmente, o mercado é um verdadeiro espetáculo de cor e movimento, o que fascina o turista com a oferta do artesanato e artigos de tecelagem elaborados com muito estilo.

Complexo de Tipón: um conjunto de terraças para a agricultura, longos degraus e canais esculpidos na pedra, está localizado a uns 20 km ao sul da cidade. Tipón fazia parte da estância real do Inca Yahuar Huaca, sendo ao mesmo tempo, um lugar dedicado ao culto religioso e a experimentação agrícola. Com destaque na condução da água através das finas estruturas de pedra através das finas estruturas de pedra, seja em forma de aquedutos, alguns deles subterrâneos, ou de quedas e correntes d´água.

Fortaleza de Sacsayhuamán: imponente demonstração da arquitetura militar incaica, esta fortaleza foi construída com grandes blocos de granito e dedicada ao resguardo da cidade do Cusco dos ataques dos invasores do oriente ou Antis. É formada por três grandes terraços superpostos, em forma de ziguezague, e circundada por enormes muralhas de rocha. É o principal cenário da Festa do Sol ou Inti Raymi, celebrado todos os anos, no dia 24 de junho.

Igrejas: são muitas as igrejas de Cuzco. As principais são a de Santo Domingo, que data de 1534, a de La Merced, de 1561, a de São Francisco, de 1645, a de Santa Catarina, de 1605, e a de Santa Clara, de 1558. Algumas delas foram abaladas por terremotos e reconstruídas posteriormente.

Igreja Catedral: uma das edificações mais impressionantes da cidade, com blocos de granito vermelho extraídos da fortaleza inca de Sacsayhuamán. A sua fachada de estilo renascentista, contrasta com o barroco e o plateresco(estilo artístico ornamental que surgiu na Espanha durante o Renascimento) de seu interior. Com uma das mais importantes exibições de ourivesaria da arte colonial, altares esculpidos em madeira e uma bela coleção de pinturas da depurada Escola Cusquenha.

Igreja da Compañia: um os melhores expoentes do barroco colonial na América, a sua construção iniciada pelos jesuítas em 1576.Destacam-se a deslumbrante fachada de pedra entalhada e seu altar-mor, entalhado em cedro coberto de madeira trabalhada com lâminas de ouro, construído sobre uma extensa coleção de esculturas e pinturas, realizadas pelos melhores artistas da Escola Cusquenha.

Igreja e Convento de La Merced: possui um dos mais belos claustros barroco-renascentistas do Peru, decorado com um belo cadeirado de estilo plateresco, numerosos entalhados e pinturas coloniais e uma peça da ourivesaria. É uma custódia de ouro e pedras preciosas, considerada a segunda maior do mundo.

Inti Raymi ou Festa do Sol: todo dia 24 de junho acontece a festa mais importante do Peru, que mobiliza milhares de pessoas. Relembrando as antigas tradições incaicas, a festa tenta repetir o cerimonial que os incas realizavam durante o solstício de inverno para chamar o sol para mais perto da Terra e garantir suas colheitas. O cenário da grande festa, são as ruínas de Qorikancha, Saqsahuaman e a Plaza de Haukaypata.Centenas de pessoas usam vestes coloridas e representam personagens, acompanhados de muita música.

Koricancha e Convento de Santo Domingo: o convento foi construído sobre os alicerces do espetacular Koricancha ou “Lugar de Ouro”, o mais importante templo dedicado ao culto do Sol, cujos muros estavam recobertos por laminas de ouro.Sua portada é uma excelente amostra do renascimento com sua única torre de estilo barroco que destaca-se sobre os tetos de telhas da cidade. Possui coleção de pinturas da Escola Cusquenha.

Machu Picchu: sem dúvida, o mais importante dos atrativos turísticos do Cusco. A viagem de trem desde Cusco leva 3 horas, e além do trem de turismo existe o helicóptero (30 min) ou ir a pé (4 dias pela Trilha Inca). É considerada uma das mais extraordinárias demonstrações da arquitetura paisagística do mundo.Encravada no alto de uma montanha que domina o profundo cânion do rio Urubamba, em plena selva tropical. Consta de duas grandes áreas: uma agrícola, formada principalmente pelos terraços para agricultura e espaços para armazenagem de alimentos, e outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada, com templos, pralas e mausoléus reais trabalhados com um excelente nível de perfeição. Em frente a Machu Picchu, se ergue a montanha Huayana Picchu, ao qual se tem acesso por um empinado caminho de pedra.

Ollantaytambo: típica cidadezinha localizada a 21 km de Urubamba.Fica ao norte da praça Hanan Huacaypata, com um total de 15 quarteirões com casarões levantados sobre muros de pedra lavrada. Um local arqueológico, situado na colina que domina o povoado destacam-se edifícios como o Templo Del Sol, Mañaracay ou Salão Real, o Incahuatana e os Los Baños de la Princesa. A zona dispõe de restaurantes, hotéis e serviços de locação de cavalos e bicicletas de montanha.

Pisac: localizada a 33 km de Cusco por estrada asfaltada, possui um povoado antigo, um sítio arqueológico considerado entre os mais importantes do Cusco, e um povoado moderno, de origem colonial. Aos domingos, também tem uma feira que atrai a milhares de visitantes e os indígenas, vindos de distantes casarios, com sus trajes típicos coloridos. Nesse dia também, surgem os Varayocs ou prefeitos indígenas, que as 9:30 se apresentam na igreja para assistir a tradicional missa em quéchua.

Praça de Armas o Praça Matriz: foi cenário de diversos acontecimentos chaves na história do Cusco, era celebrada o espetáculo Inti Raymi ou Festa do Sol. Com a chegada dos espanhóis, a praça foi rodeada com belos arcos de pedra, os mesmos que a embelezam até hoje.

Rua Hatun Rumiyoc: a rua mais conhecida da cidade, com seus muros de pedra lavrada, que atualmente pertence ao Palácio Arcebispal, e fica a famosa pedra dos doze ângulos, a mesma que formava parte do antigo palácio de Inca Roca. Esta rua, carregada de magnetismo, proporciona um excelente acesso ao pitoresco bairro de artesãos de San Blás.

Ruínas de fortalezas: a poucos quilômetros de Cuzco estão localizadas importantes ruínas de fortalezas incaicas. Na de Sacsayhuamán é onde se realiza até hoje a Festa do Sol. A ruína de Kenco possui um anfiteatro circular e galerias subterrâneas. Outras duas que merecem uma visita são Tambomachay e Puca-Pucara.

Ruínas de Kenko e Puca Pucara: Kenko é um centro ritual, com galerias subterrâneas e um anfiteatro semicircular. Puca Pucara, é uma contrução militar, formada por degraus, terraços e grandes muros, que formava parte do sistema de defesa da capital do Império. Ambos fazem parte do circuito arqueológico junto a cidade de Cusco.

Ruínas de Tambomachay: também é conhecido como Baños del Inca, parece ter sido o lugar destinado ao culto da água e ao lazer do monarca do Império. Nele se destaca um conjunto de aquedutos, canais e pequenas cascatas, esculpidos na rocha, para conduzir a água que vinha de uma fonte próxima. Foi também uma espécie de jardim real, com uma vegetação ornamental profusa, que era conservada por um intricado sistema de canais.

Salinas de Maras: é um pequeno povoado situado a 40 km de Cusco, chega-se lá através de um desvio na estrada que conduz a Urubamba. Além de sua igreja colonial, um atrativo singular são as minas de sal ou salinas, próximas ao povoado, que atraem os observadores, mas sobretudo, os fotógrafos. O espetáculo luminoso que proporcionam os tanques durante os meses de verão na serra (abril a outubro) é, certamente incomparável.

Rafting no Rio Urubamba: no extenso Vale do Urubamba, pode-se realizar o emocionante rafting. O percurso, entre montanhas nevadas, varia de intensidade. No inverno, com as águas mais calmas, o nível é II e III. Já no verão, o grau de dicifuldade aumenta e pode chegar a IV ou V, de acordo com o nível das chuvas e degelo. É um local propício também para a prática de outros esportes de aventura.

Vale Sagrado dos Incas: no Vale do Urubamba localizam-se com as ruínas incaicas, as fortalezas incaicas, além de ser um lugar propício para a prática de esportes de aventura como mountain bike, caminhadas, alpinismo e rafting no Rio Urubamba.

Caminho ou Trilha Inca à cidade perdida dos Incas - Machu Picchu: um dos roteiros mais famosos de trekking do Peru. Durante quatro dias de percurso, o caminhante atravessa por diferentes níveis de altura e variados ecossistemas compreendidos entre os 2.800 e 4.000 metros acima do nível do mar. Além disso, pode-se desfrutar de uma linda vista das montanhas nevadas da região.

 
 
Inicial    .    Empresa    .    Produtos    .    Loja Virtual    .    Notícias    .    Fotos e Vídeos    .    Links    .    Contato
Rua João Carlos Machado, 158 - Centro - CEP 99.900-000 - Getúlio Vargas - RS
Fones (54) 3341-1965 - Vivo (54) 9975-4167 - Tim (54) 8110-1527